ACESSO RESTRITO:
AINDA NÃO TEM ACESSO? CLIQUE AQUI

Na última quarta feira, dia 11 de maio, a equipe da Audição na Criança foi convidada para o coquetel e palestra de lançamento do programa de treinamento auditivo desenvolvido pela Dra Katya Freire, o T.A.M. "Treinamento Auditivo Musical". Com certeza será um sucesso e é indicado na reabilitação dos transtornos do processamento auditivo central e de dificuldades na percepção de fala. 

A música vai além de uma manifestação cultural, mas pode melhorar a nossa qualidade de vida e até mesmo causar mudanças na nossa frequência cardíaca como mostrou o estudo de Hans-Joachin Trappe (2012) publicado no periódico Applied Cardiopulmonary Pathophysiology, promover relaxamento e melhorar a qualidade de sono (Niet et al., 2009). Estudos na área de audiologia mostraram que o treino com padrões musicais pode modificar o processamento no nosso cérebro e por meio da plasticidade neural, melhorar o trabalho de áreas auditivas responsáveis não só pela percepção de melodias mas também pela discriminação e reconhecimento de fala (Chandrasekaran et al., 2009) *.

Foi baseada nesses estudos e na sua larga experiência no atendimento audiológico aos músicos que a Dra. Katya Freire desenvolveu sua pesquisa de doutorado intitulada Treinamento Auditivo Musical: uma proposta para idosos usuários de próteses auditivas, defendida na UNIFESP, em 2009. O material usado para o treino foi distribuído em formato de DVD e, devido a grande aceitação, esgotou-se rapidamente. Esta semana, mais especificamente no dia 11 de maio, tivemos o prazer de ser convidadas para o coquetel de lançamento da segunda edição: revisada, melhorada e ampliada! Agora formatado para uso via web, com novas músicas, novos arranjos musicais, designer mais moderno, mais didático e exercícios novos com maiores desafios, o Treinamento Auditivo Musical (T.A.M.) já está disponível ** para ajudar as pessoas com alterações das habilidades auditivas centrais, por meio de exercícios de treinamento auditivo dos aspectos de figura-fundo de sons instrumentais, de frequência e duração dos sons, escuta direcionada, ritmo, fechamento auditivo e memória.

Obrigada Katya pelo convite e por compartilhar este trabalho tão bacana conosco. Sucesso!

 

 

 

* Leia mais sobre estes trabalhos no link do Laboratório da Dra. Nina Kraus, o brainvolts, da Northwestern University: http://www.brainvolts.northwestern.edu/projects/music/index.php

** Para conhecer ou assinar, clique no link http://www.treinamentoauditivomusical.com.br

 

 
Campos marcados com * são obrigatórios.